Sobre o Instituto

COMO SURGIU O INSTITUTO SOCIAL EMBALANDO SONHOS

Em 2013, Lady Laura Caetano de Souza Costa que tem como formação o curso de pedagogia, percebeu a necessidade de desenvolver uma proposta socioeducativa para o público de crianças e adolescentes das comunidades de Samambaia, criando o Projeto Social Embalando Sonhos, que desenvolveu atividades de canto e dança, atendendo 120 crianças.

No ano de 2014 foram incluídas outras atividades, tais como oficinas de música violão, artes, ballet e xadrez, o principal objetivo era criar um espaço divertido, reflexivo e crítico, favorecendo a difusão cultural e ampliando as possibilidades de melhorar a socialização.

O projeto passou a envolver a família e a comunidade em suas atividades, promovendo a inclusão social através de atividades como a dança, além de palestras que visam à prevenção, a promoção à saúde e atividades em grupo, tornando o espaço aberto a diálogos sobre temas atuais que envolvem questões familiares como um todo.

Em 2017 passou a ser Instituto Social Embalando Sonhos, onde além de oferecer as atuais oficinas as crianças, deu início a participações culturais com apresentações do coral infantil no Sarau Complexo.

Atualmente o formato do Instituto oferece oficinas às crianças, atividades para os pais, tais como chá da tarde e palestras sobre a família.

ISES: INSTITUTO SOCIAL EMBALANDO SONHOS AMPLIANDO SUA MISSÃO INSTITUCIONAL.

O Instituto, pela sua natureza, sociocultural e de extensão pedagógica permite abrir as portas para um segmento da população sedento de oportunidades, bem como abrir um espaço de convivência social, de aquisição de novos conhecimentos voltados para as crianças e adolescentes de forma sadia e digna, sobretudo, na tomada de consciência da importância de sua participação na sociedade.

Vale ressaltar que o grande interesse deste trabalho é propiciar as crianças e adolescentes, instrumentos que os tornem capazes de enfrentar as mudanças físicas e emocionais no decorrer de suas vidas, que são fundamentais para que o indivíduo continue sendo reconhecido como um sujeito autônomo capaz do exercício pleno da cidadania no decorrer da etapas de seus crescimento físico e emocional.

Considerando a natureza continuada da educação e o fato de ser essa educação parte da vida de qualquer ser humano, o Instituto permite às crianças e adolescentes a oportunidade de crescimento pessoal e integração social, através de Oficinas sócio educativas e palestras de Orientação Educacional e Familiar.

O ISES em consonância com sua missão institucional entendeu a relevância de promover suas atividades, pois acredita que deve participar ativamente da melhoria do processo de transformação de sua comunidade local.

Objetivo Geral
Receber Crianças e adolescentes de Samambaia em situação de risco e vulnerabilidades social e Promover um trabalho pedagógico, visando proporcionar os meios necessários ao exercício da cidadania plena, através de atividades sócios educativa, assistenciais, culturais e de lazer.

Objetivos Específicos

  1. Consolidar o compromisso social e político do Instituto com a sociedade;
  2. Desenvolver hábitos e atitudes para uma convivência social satisfatória, de forma a despertar a criatividade, a afetividade, a importância da saúde preventiva, acesso à cultura, lazer e consequentemente uma melhor qualidade de vida;
  3. Democratizar o saber, possibilitando às pessoas adultas e idosas o acesso à escola através da Alfabetização de jovens e adultos, na perspectiva da educação continuada, do resgate da cidadania e do desenvolvimento do espírito de convivência;
  4. Resgatar e valorizar o sentimento de viver em família e em sua comunidade local;
  5. Proporcionar condições para o desenvolvimento do indivíduo e para a integração na comunidade, reconhecendo seu potencial de contribuição para com a sociedade e seus direitos como cidadão;
  6. Promover a socialização e elevar a autoestima e identidade ampliando horizontes promovendo a inclusão Social.